domingo, 3 de julho de 2011

Honda Bros 150 Vs Yamaha XTZ 125

Carenagem Frontal da BrosCarenagem frontal XTZ
O Motosduasrodas.blogspot.com realizou um comparativo entre as duas principais motocicletas da categoria de uso misto on/off road, cuja intenção foi identificar e focar pontos positivos dos dois modelos. Muitas fotos ilustram este comparativo pois, uma imagem diz mais do que mil palavras. Quem se saiu melhor? Para responder esta pergunta, é necessário que cada um leia a matéria e tire suas conclusões porque, cada uma das motocicletas possui seus pontos fortes e pontos fracos, e cada motociclista considera de uma forma estas características a ponto de eleger uma ou outra como sendo a melhor.
As mudanças visuais
Os modelos atuais das duas motocicletas são uma evolução da primeira geração, a XTZ adotou um visual mais agressivo em relação ao seu modelo antecessor, alterando basicamente o farol/carenagem do farol, as setas e gráficos. A Bros por sua vez teve o visual renovado, alterando-se assim o farol/carenagem do farol, paralamas, abas laterais e o bagageiro.


As mudanças do motor
A motorização em ambos os modelos foram alterados para atender à legislação ambiental (PROMOT3), a Bros recebeu uma avançada injeção eletrônica de combustível PGM-FI,  a qual permite um controle maior da emissão de poluentes e menor perda de potência. A XTZ recebeu nova carburação Mikuni à vácuo com sensor eletrônico de posição do acelerador e novo CDI, também com finalidade de redução de emissão de poluentes e maior economia de combustível.
Ambos os modelos receberam novo escapamento com catalisador.


Carenagem frontal e bloco óptico
Carenagem Frontal da BrosA carenagem do frontal da Bros foi renovada, agora forma um conjunto com o paralamas dianteiro e atendeu à um pedido antigo dos consumidores ao adicionar um bloco óptico com maior poder de iluminação.
As linhas do design da carenagem foram alteradas, o bloco óptico agora possui  um formato mais agressivo.




 Carenagem frontal XTZ
A Yamaha renovou a carenagem frontal da XTZ, com linhas mais arrojadas e agressivas, o bloco óptico recebeu nova iluminação mais forte. O bloco óptico segue o design do farol das motocicletas off road de competição da Yamaha.
Em questão de visual, a carenagem do farol influênciou muito no modelo 2009, pois foi a grande mudança que ocorreu no visual.

Assento / Banco

Assento Honda Bros
Assento XTZ
O assento de ambas as motocicletas manteve-se como sempre, preservando suas características principais.
Bros: assento ergonômico propiciando maior conforto em longos trajetos, porém tem a desvantagem em percursos off-road.
XTZ: assento mais estreito, ideal para a prática de off-road porém leva desvantagem em longos percursos na estrada.


Luz de advertência / Setas

As setas são importantes, podem salvar o motociclista de um acidente. Em ambos os modelos atendem bem aos requisitos de segurança mas receberam atenção diferenciada:
Bros: a Honda manteve as setas do modelo antigo, quadradas e apoiadas em suporte de metal.
XTZ: a  Yamaha adotou uma mudança nas suas setas, agora equipa grande parte de seus modelos com  a mesma seta, e utilizou o modelo da Lander para equipar a XTZ 125. Trata-se de uma seta oval com grande resistência e apoio de borrada flexível. Em seu modelo XTZ X, as setas receberam um tom tunning, setas brancas com lâmpadas de brilho amarelo.

Setas XTZ  Setas XTZX Seta Honda Bros

 Motor
Motor XTZ
XTZ
O propulsor é um monocilíndrico quatro tempos de 125 cc, refrigerado a ar, que desenvolve 10,9 cv a 7.500 RPM e 1,11 kgf.m a 6.000 RPM de torque. Agora o torque máximo é atingido com 500 RPM a menos que em seu modelo 2008.
O motor recebeu novo carburador à vácuo com controle de posição eletrônica do acelerador e novo CDI. Estas mudanças fazem da XTZ mais econômica e menos poluente em seu modelo 2009.
 Motor Bros
Bros
Seu motor OHC (Over Head Camshaft), de 149,2 cm3, 4 tempos, monocilíndrico, oferece ótimo rendimento em baixas e médias rotações, gerando potência máxima de 13,8 cv a 8.000 rpm e torque de 1,39 kgf.m a 6.000 rpm.
O motor recebeu injeção eletrônica de combustível PGM-FI, o que torna a Honda Bros mais econômica e menos poluente em seu modelo 2009. Ainda não se sabe o quanto será adicionado de economia, mas é esperado uma diminuição do consumo.

Painel de instrumentos

Painel XTZ 125
XTZ
O painel da XTZ manteve o tradicional painel alterando o grafismo do mesmo, outra alteração foi a inserção de uma luz de advertência do sistema eletrônico de alimentação e ignição do CDI-DC.
Possui velocímetro e hodômetro parcial e total, luz indicadora de ponto morto, farol alto e setas.
 Painel Honda Bros
Bros
O painel da Honda Bros foi totalmente modificado, recebeu novo desenho em conjunto  e luz de advertência da injeção eletrônica.
 A grande novidade do painel da Bros 2009 foi a inserção do medidor de combustível, importante instrumento.
Possui velocímetro e hodômetro parcial e total, luz indicadora de ponto morto, farol alto e setas. 



Punhos de comando
Ambas mantiveram os mesmos punhos dos modelos anteriores, seguem as fotos.
Bros XTZ 


Punho direito Bros
Bros


Punho direito XTZ
XTZ 
 Punho direito BROS
BROS
 Punho esquerdo XTZ
XTZ

 Ficha técnica


Ítem XTZ  BROS
Cilindradas125cc  150cc
Potência10,9CV a 7.500 RPM   13,8 cv a 8.000 rpm
Torque1,11 kgf.m a 6.000 RPM 1,39 kgf.m a 6.000 rpm
Peso 104 Kg 115,6 kg
CV/KG 0,105 cv/kg 0,119 cv/kg
Alimentação Carburador Injeção Eletrônica PGM-FI
Freio Dianteiro/Traseiro Disco / Tambor Disco / Tambor
Pneu Dianteiro 80/90 - 21 48T 90/90 - 19 M/C 52P
Pneu Traseiro 110/80 - 18 58T  110/90 - 17 M/C 60P
Rodas Diant. /Tras. 21 polegadas / 18 pol. 19 pol. / 17 pol.
Curso Suspensão Dianteira 180 mm 180 mm
Curso Suspensão Traseira 180 mm 150 mm
 Preço Tab. Fipe
XTZ 2009 / Bros 2008
 R$ 7.647,00 R$ 9.023,00

Um comentário:

  1. Adoro motocicletas, e confesso que essas duas tem me deixado numa duvida... A Bros realmente é mais confortavel, mas a Xtz é mais leve... Na duvida. o.O

    ResponderExcluir